“Holding” é o nome dado a uma empresa que tem o objetivo específico de deter bens e direitos, ou seja, seu objetivo é incluir bens imóveis, veículos, aeronaves, participações em outras empresas, entre outros. A terminologia vem do verbo inglês “to hold”, que traduzido significa segurar, possuir, manter.
Há nomenclaturas adicionais utilizadas que classificam-na como pura, mista, imobiliária, operacional, familiar, etc., desde que seu objeto seja deter bens, direitos e participação em outras sociedades, é classificada como holding.
Pra que serve?
O motivo pelo qual várias famílias estão procurando estabelecer uma Holding são suas possibilidades para o Planejamento Patrimonial Familiar, pois ela é uma alternativa interessante para a organização e a proteção patrimonial, para a eficiência tributária tanto da renda gerada quanto na sucessão patrimonial e para a possibilidade de uma transmissão mais tranquila dos bens para a próxima geração.
Tipos de holding
Holding Pura:
Exerce exclusivamente participações em outras sociedades, não havendo atividade operacional, e sua receita é composta basicamente por distribuição de lucros e juros sobre capital próprio advindos das empresas das quais tem participação.
O percentual da participação nas outras empresas poderá definir se essa holding será a controladora, isso pode ser importante para o controle e gestão de outras empresas de forma centralizada.
Holding Mista:
Além de exercer participações em outras sociedades, poderá exercer exploração de atividades empresariais bem como deter bens e direitos.
Outras nomenclaturas:
Apesar de não existir previsão legal dessas nomenclaturas especificamente, ainda podem ser classificadas como Holding Patrimonial, Holding Operacional e Holding Familiar.
Holding Familiar:
O seu uso é interessante pois é possível guardar os bens de uso pessoal da família, protegendo dos riscos inerentes de atividades econômicas, responsabilidade civil e também de conflitos familiares.
Tipos societários:
É importante destacar que a holding não é um tipo societário, pois ela pode ser uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), sociedade simitada (Ltda.) ou sociedade por ações (S.A.). Apesar dos diferentes tipos societários possíveis, a sociedade limitada é amplamente mais utilizada como holding patrimonial e familiar em razão da facilidade para sua criação e administração.
Qual é o melhor?
É preciso analisar a vontade da família, o que se planeja com esse trabalho. É importante entender a complexidade familiar, a estrutura do patrimônio e as possibilidades no planejamento. Conte conosco para elaborar seu Planejamento Patrimonial Familiar.iliar.