“Sucessão” costuma ser um tema evitado entre familiares, pois para maior parte das pessoas, é difícil pensar sobre a finitude da vida. No cenário brasileiro, observa-se que isso é ainda mais acentuado, devido à nossa cultura e, por isso, as pessoas não costumam pesquisar sobre as diversas possibilidades de sucessão.
Dessa maneira, a ideia que se tem sobre sucessão é reduzida ao pouco que se conhece sobre o tema, e às experiências que vivenciadas na família (pais ou avós) ou conhecidos. Essa forma despreocupada e não planejada pode levar a um processo extremamente prejudicial para os familiares, justamente no momento em que estão fragilizados pela perda de um pai ou de uma mãe.
Custos do inventário
Um dos problemas que saltam aos olhos das famílias que se deparam com um processo sucessório são os custos do inventário. Devido ao seu alto custo, há casos em que os herdeiros precisam se desfazer de algum bem deixado, quando não o único bem deixado, para conseguir custear o inventário. O processo de inventário pode ser tão caro que pode inviabilizar o recebimento total da herança.
Lentidão do processo
Outro aspecto do inventário é sua morosidade. Há casos que se arrastam por anos e chegam às gerações posteriores àqueles primeiros herdeiros, e diversas decisões que poderiam ser tomadas para a manutenção daquele patrimônio são impedidas devido a essas disputas, o que pode dilapidar o patrimônio.
Brigas familiares
É comum que a relação entre herdeiros que conviviam muito bem, se gostavam, de repente, muda devido às disputas judiciais. Até mesmo em casos em que não há uma aproximação no relacionamento entre os membros da família, mas uma tolerância em respeito ao patriarca ou matriarca dessa família, pode deixar de existir com a falta desse pilar. Os embates judiciais, nesse caso, tornam-se inevitáveis.
Neste ponto, cabe comentar dos casos em que há herdeiros de núcleos familiares distintos e a disputa pelo que cada um tem direito pode ser ainda mais dificultosa.
O que fazer?
Ainda que os problemas do inventário sejam conhecidos pelas pessoas, ele tende a se repetir devido à falta de conhecimento sobre as possibilidades de evitar esses problemas e aos mitos existentes.
Por isso, faça também o planejamento sucessório na sua família para que não passem por essas situações.